Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Pensar Alto...

A Pensar Alto...

Qui | 17.09.20

Vila Nova de Mil Livros

Vânia Pimenta

A chuva chegou e lá fora já se ouvem alguns trovões, é o prenúncio que queríamos poder adiar por mais uns tempos e deixar o verão fazer morada durante mais uns dias, uns bons dias. Pelo menos para mim seria essa a vontade.

Mas no que termina há sempre algo para recordar e, este verão foi muito, mas muito, muito bom. Entre sol, idílicas praias, gastronomia, souvenirs e tanto de bom, houve também 'Letras' presentes.

Pois bem, a surpresa estava em Vila Nova de Milfontes, realmente 'princesa' do Alentejo, um pequeno paraíso perto de nós portugueses e que vale bem a pena, tudo é lindo e não me lembro de nada que não gostasse. Quer dizer, exceto um restaurante 'traiçoeiro', mas que não vem agora ao caso.
Mesmo no centro de Vila Nova de Milfontes dei de caras com uma ideia que achei extraordinária. Uma cabine "telefónica" ao estilo britânico, mas de livros: uma cabine de leitura.

Levar, Doar, Ler, Envolver é o mote para um troca de livros bem criativa e que gostava de vir a replicar na minha cidade. Um bom incentivo à leitura, em que não ter dinheiro não é motivo para não ter um livro que nos chame à atenção e em que a ideia de trocar livros com tanta gente, de tantos sítios e nacionalidades é simplesmente deslumbrante.

Um aplauso a esta grande iniciativa que me deixou apenas com pena de não ter comigo um livro que pudesse trocar.

Para finalizar, a última frase exposta na cabine de leitura é a mais pura verdade e que devia fazer todos refletirem sobre o estado da literatura em Portugal e sobre os hábitos de cada um de nós. Citando:

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem

Mário Quintana

Vila Nova de Mil Fontes, Mil Encantos e Mil Livros

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.